ESCOLA ESTADUAL PADRE MATIAS
IV FEIRA DA CIÊNCIA DA E.E. PADRE MATIAS 2011
PÚBLICO ALVO: A Comunidade
Escolar da E.E. Padre Matias e entorno
PESSOAS
ENVOLVIDAS PARA A EFETIVAÇÃO DO EVENTO: Todos os Estudantes e suas Famílias,
Funcionários Professores, Especialistas, Administrativos e de Apoio em Serviços Gerais da
E.E. Padre Matias
PROFESSORES
COORDENADORES: - Dione Martins - José Lima - Maria Alice - Pedro Luiz -
Verônica Baroni
PEDAGOGA: Paula Márcia
VICE DIRETORA: Cleide Martins
DIRETOR: Clemir Pimentel
INTRODUÇÃO
A escola tem a responsabilidade, através dos educadores, de propiciar a
reflexão crítica sobre a Cultura do Conhecimento, da Ciência, da Tecnologia e
das Artes, questionando suas produções, seus usos e apropriações. Sendo assim,
devemos abordar criticamente a ciência, enquanto um conhecimento que valoriza e
auxilia a vida humana em sua relação harmoniosa com o ambiente enquanto planeta
no cosmos.
Nessa perspectiva a ciência passa a ser compreendida como um
conhecimento construído e não como verdade pronta e inquestionável. Passamos a
ser, como comunidade educativa, co-responsáveis pela concepção e uso da ciência
e tecnologia em todos os níveis.
A elaboração de uma mostra cientifica tecnológica, onde os educandos,
educadores e comunidade atuem como parceiros, é a oportunidade que a escola
tem, de conscientizar as pessoas sobre o papel e a função social da ciência e
tecnologia bem como, incentivar o desenvolvimento de uma postura cientifica que
seja comprometida com a construção de uma cultura de paz.
Nossa esperança por um futuro melhor reside na maneira como
encaminhamos os poderes que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nos
conferem. O conhecimento tecnológico, fruto a aplicação da ciência, aponta para
novas possibilidades em seu desenvolvimento e, cabe a cada um de nós, enquanto
sujeitos críticos e em formação, estabelecer novas formas de estar no mundo, de
delinear caminhos de desenvolvimento seguros, sustentáveis e solidários.
OBJETIVO GERAL
A forma de ser, relacionar e estar no mundo, estão diretamente ligados
ao entendimento crítico que temos de nós mesmos, do outro e da realidade que
nos cerca. Fazer uma leitura critica da realidade requer a compreensão de nossa
dimensão histórica, de nosso papel social e político enquanto sujeitos de ação.
Reconhecer a ciência como uma construção humana, sua relação com o
desenvolvimento tecnológico e o papel da tecnologia em nossas vidas, é condição
fundamental para nosso entendimento e leitura crítica do mundo, o que amplia de
forma significativa nossas possibilidades de continuar existindo.
É necessário ampliar os conhecimentos de nossos estudantes junto com
toda a comunidade escolar despertando o gosto pelas ciências e pelas artes
enquanto na sensibilidade criativa, favorecendo a autonomia e participação
ativa dos estudantes na construção do próprio conhecimento.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Desenvolver no estudante, enquanto sujeito em formação, o pensamento
lógico e reflexivo, a criatividade, o trabalho em grupo, a socialização e
promovendo a aquisição de conhecimentos científicos que favoreçam uma leitura
crítica da realidade.
DESENVOLVIMENTO
- O projeto tem inicio na
primeira semana de agosto e terá culminância na data de apresentação em 29/10/2011;
- Escolha dos temas de
interesse dos alunos que poderá ser alterado até 5 dias antes da apresentação;
- Inscrição dos grupos com até 5
estudantes por grupo que poderá ser constituído de estudantes de turmas
diferentes;
- Orientação para pesquisas
referentes aos temas destacados;
- Orientação para a elaboração
dos trabalhos a serem apresentados na feira;
- Orientação para a montagem
física e a exposição dos trabalhos.
ESTRUTURA
Critérios de Apresentação:
1º - Conhecimento da Ciência
pura Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
a - Quando Houver - Conhecimento da Ciência aplicada - Fundamentos no
Científico - Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
b -
Quando Houver - Fundamento Científico e/ou Tecnológico - Técnica ou tecnologia
- Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
2º - Impacto ao visitante;
3º - Atenção ao visitante;
4º - Criatividade;
5º - Organização;
6º - Tempo de exposição;
7º - Relatório.
EXPECTATIVA DE RESULTADOS ESPECÍFICOS
1º - Adoção de postura crítica
e lógica frente à realidade vivenciada e aos conhecimentos adquiridos;
2º - Desenvolvimento de
autonomia em postura investigativa;
3º - Compreensão das relações
entre Ciência, Tecnologia e Cultura;
4º - Acréscimo e
aperfeiçoamento do conhecimento científico e cultural da comunidade envolvida.
PROFESSORES
COORDENADORES:
-
Prof. Dione Martins – Qui -
d.junior22@hotmail.com
-
Prof. José Lima – Mat - uailima@yahoo.com.br
-
Profa. Maria Alice – Bio - ms.alisol@hotmail.com
-
Prof. Pedro Luiz – Qui - pedoroy@yahoo.com.br
-
Profa. Verônica Baroni – Fis - veronicabaroni@bol.com.br
Colaboradores da Escola na
Orientação dos Trabalhos:
Pedagoga: Paula Márcia -
paulapadrematias@yahoo.com.br
-
Prof. Dione Martins – Qui -
d.junior22@hotmail.com
-
Prof. José Lima – Mat - uailima@yahoo.com.br
-
Profa. Maria Alice – Bio - ms.alisol@hotmail.com
-
Prof. Pedro Luiz – Qui - pedoroy@yahoo.com.br
-
Profa. Verônica Baroni – Fis - veronicabaroni@bol.com.br
-
Profa. Vilma – Art -
-
Prof. Welington – Port -
VICE DIRETORA: - Profa. Cleide
Martins - Ing
DIRETOR: Prof Clemir Pimentel -
Geo
Belo Horizonte, 1 de agosto de 2011
ANEXO I
Inscrição - até 18/10/2010 adiada para 10/11/2011
Previsão de Apresentação: 29/10/2011 adiada para 12/11/2011
Previsão de Apresentação: 29/10/2011 adiada para 12/11/2011
Projetos de Apresentação Científica
Faça Inscrição, escrevendo em COMENTÁRIOS e usando o perfil ANÔNIMO, no blog feiradaciencia2011.blogspot.com
ASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS: O que pretendem demonstrar
- escrever também se é Científico ou Tecnológico(aplicação)
COMPONENTES DO GRUPO: Até 5 estudantes por grupo, que poderá ser constituído de estudantes de turmas diferentes - 2011/Turma/Turno(MTN)
- Escreva apenas dois nomes de cada Membro e Número de Chamada
Observações para postar comentários:
- Não poderá haver repetição de projetos em relação a outro grupo e o primeiro grupo que postar terá prioridade, sujeito a reconsiderações
- use o perfil ANÔNIMO
- o comentário será publicado de imediato - aguarde publicação
- se houver algo irregular nos dados aparecerá IRREGULAR no texto de comentários para que o grupo corrija, conforme orientação no próprio comentário, que permanecerá publicado até que o grupo apresente o comentário corrigido
- Alterações de Tema, Aspectos e Componentes – até 3 dias corridos, antes da apresentação
ANEXO II
Regulamento para as Apresentações:
Inscrição:
- Virtual, via blog feiradaciencia2011.blogspot.com
- Preencher Ficha de Inscrição virtual até 18/10/2010 - grupos com até 5 estudantes por grupo que poderá ser constituído de estudantes de turmas diferentes
- Alterações em Tema, em Aspectos e em Componentes – ate 5 dias corridos, antes da apresentação
- Virtual, via blog feiradaciencia2011.blogspot.com
- Preencher Ficha de Inscrição virtual até 18/10/2010 - grupos com até 5 estudantes por grupo que poderá ser constituído de estudantes de turmas diferentes
- Alterações em Tema, em Aspectos e em Componentes – ate 5 dias corridos, antes da apresentação
Apresentação:
- A apresentação será nos ambientes da escola, escolhidos previamente pela coordenação junto com grupos, conforme as necessidades do tema
- A apresentação será nos ambientes da escola, escolhidos previamente pela coordenação junto com grupos, conforme as necessidades do tema
Classificação dos Projetos para Apresentação:
- momento em que é feito uma triagem básica para avaliação de viabilidade
- momento em que é feito uma triagem básica para avaliação de viabilidade
Critérios
para Produção:
-
Recursos Materiais serão do Grupo e/ou da Escola com Apreciação de
Justificativas
Julgamento:
-
Quatro Jurados Anônimos
-
Julgamento Individual e Coletivo sintetizando os pontos finais alcançados
Critérios
com “peso” para Julgamento:
1º -
Conhecimento da Ciência pura Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado
(Competência);
a - Quando Houver - Conhecimento da Ciência
aplicada - Fundamentos no Científico - Domínio do Conhecimento Envolvido ou
Associado;
b - Quando Houver - Fundamento Científico e/ou Tecnológico - Técnica ou tecnologia - Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
b - Quando Houver - Fundamento Científico e/ou Tecnológico - Técnica ou tecnologia - Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
2º -
Domínio Prático ou Técnico na Construção da Apresentação (Habilidade);
3º -
Envolvimento no Projeto (Participação);
4º -
Impacto ao visitante (Motivação);
5º -
Atenção ao visitante (Socialização);
6º -
Criatividade (Sensibilidade);
7º -
Organização do processo e do Tempo de exposição;
8º -
Relatório.
Obs.:
pode haver penalizações por causa de outras irregularidades relacionadas ao
projeto
Recursos
para construção dos projetos:
- Recursos próprios do grupo, entre financeiros, materiais e intelectuais, com apoio da família e da escola e de colaboradores externos do entorno, empresas e pessoas com domínio técnico, respeitando o objetivo de aquisição de competências e de habilidades pelos estudantes.
- Recursos próprios do grupo, entre financeiros, materiais e intelectuais, com apoio da família e da escola e de colaboradores externos do entorno, empresas e pessoas com domínio técnico, respeitando o objetivo de aquisição de competências e de habilidades pelos estudantes.
Premiação:
- A premiação acontecerá em forma de crédito público e credito individual escolar em todos os conteúdos curriculares em que participa o grupo de estudantes.
- Eventualmente, os participantes poderão ser agraciados com elementos simbólicos, materiais ou não, entre certificados, troféus, destaques acadêmicos, quando da geração de recursos para tal, respeitando sempre a formação crítica em primeiro plano.
- A premiação acontecerá em forma de crédito público e credito individual escolar em todos os conteúdos curriculares em que participa o grupo de estudantes.
- Eventualmente, os participantes poderão ser agraciados com elementos simbólicos, materiais ou não, entre certificados, troféus, destaques acadêmicos, quando da geração de recursos para tal, respeitando sempre a formação crítica em primeiro plano.
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Apoio:
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciência na Educação Básica da EEPMatias -
NEPCEB