Normas de Funcionamento da Feira da Ciência

ESCOLA ESTADUAL PADRE MATIAS

IV FEIRA DA CIÊNCIA DA E.E. PADRE MATIAS 2011

PÚBLICO ALVO: A Comunidade Escolar da E.E. Padre Matias e entorno

PESSOAS ENVOLVIDAS PARA A EFETIVAÇÃO DO EVENTO: Todos os Estudantes e suas Famílias, Funcionários Professores, Especialistas, Administrativos e de Apoio em Serviços Gerais da E.E. Padre Matias
                                                                                 
PROFESSORES COORDENADORES: - Dione Martins - José Lima - Maria Alice - Pedro Luiz - Verônica Baroni

PEDAGOGA: Paula Márcia

VICE DIRETORA: Cleide Martins

DIRETOR: Clemir Pimentel

INTRODUÇÃO

A escola tem a responsabilidade, através dos educadores, de propiciar a reflexão crítica sobre a Cultura do Conhecimento, da Ciência, da Tecnologia e das Artes, questionando suas produções, seus usos e apropriações. Sendo assim, devemos abordar criticamente a ciência, enquanto um conhecimento que valoriza e auxilia a vida humana em sua relação harmoniosa com o ambiente enquanto planeta no cosmos.
Nessa perspectiva a ciência passa a ser compreendida como um conhecimento construído e não como verdade pronta e inquestionável. Passamos a ser, como comunidade educativa, co-responsáveis pela concepção e uso da ciência e tecnologia em todos os níveis.
A elaboração de uma mostra cientifica tecnológica, onde os educandos, educadores e comunidade atuem como parceiros, é a oportunidade que a escola tem, de conscientizar as pessoas sobre o papel e a função social da ciência e tecnologia bem como, incentivar o desenvolvimento de uma postura cientifica que seja comprometida com a construção de uma cultura de paz.
Nossa esperança por um futuro melhor reside na maneira como encaminhamos os poderes que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nos conferem. O conhecimento tecnológico, fruto a aplicação da ciência, aponta para novas possibilidades em seu desenvolvimento e, cabe a cada um de nós, enquanto sujeitos críticos e em formação, estabelecer novas formas de estar no mundo, de delinear caminhos de desenvolvimento seguros, sustentáveis e solidários.

OBJETIVO GERAL

A forma de ser, relacionar e estar no mundo, estão diretamente ligados ao entendimento crítico que temos de nós mesmos, do outro e da realidade que nos cerca. Fazer uma leitura critica da realidade requer a compreensão de nossa dimensão histórica, de nosso papel social e político enquanto sujeitos de ação.
Reconhecer a ciência como uma construção humana, sua relação com o desenvolvimento tecnológico e o papel da tecnologia em nossas vidas, é condição fundamental para nosso entendimento e leitura crítica do mundo, o que amplia de forma significativa nossas possibilidades de continuar existindo.
É necessário ampliar os conhecimentos de nossos estudantes junto com toda a comunidade escolar despertando o gosto pelas ciências e pelas artes enquanto na sensibilidade criativa, favorecendo a autonomia e participação ativa dos estudantes na construção do próprio conhecimento.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Desenvolver no estudante, enquanto sujeito em formação, o pensamento lógico e reflexivo, a criatividade, o trabalho em grupo, a socialização e promovendo a aquisição de conhecimentos científicos que favoreçam uma leitura crítica da realidade.

DESENVOLVIMENTO

- O projeto tem inicio na primeira semana de agosto e terá culminância na data de apresentação em 29/10/2011;
- Escolha dos temas de interesse dos alunos que poderá ser alterado até 5 dias antes da apresentação;
- Inscrição dos grupos com até 5 estudantes por grupo que poderá ser constituído de estudantes de turmas diferentes;
- Orientação para pesquisas referentes aos temas destacados;
- Orientação para a elaboração dos trabalhos a serem apresentados na feira;
- Orientação para a montagem física e a exposição dos trabalhos.

ESTRUTURA

Critérios de Apresentação:

1º - Conhecimento da Ciência pura Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
a - Quando Houver - Conhecimento da Ciência aplicada - Fundamentos no Científico - Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
b - Quando Houver - Fundamento Científico e/ou Tecnológico - Técnica ou tecnologia - Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
2º - Impacto ao visitante;
3º - Atenção ao visitante;
4º - Criatividade;
5º - Organização;
6º - Tempo de exposição;
7º - Relatório.

EXPECTATIVA DE RESULTADOS ESPECÍFICOS

1º - Adoção de postura crítica e lógica frente à realidade vivenciada e aos conhecimentos adquiridos;
2º - Desenvolvimento de autonomia em postura investigativa;
3º - Compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia e Cultura;
4º - Acréscimo e aperfeiçoamento do conhecimento científico e cultural da comunidade envolvida.

PROFESSORES COORDENADORES:
-          Prof. Dione Martins – Qui - d.junior22@hotmail.com
-          Prof. José Lima – Mat - uailima@yahoo.com.br
-          Profa. Maria Alice – Bio - ms.alisol@hotmail.com
-          Prof. Pedro Luiz – Qui - pedoroy@yahoo.com.br
-          Profa. Verônica Baroni – Fis - veronicabaroni@bol.com.br

Colaboradores da Escola na Orientação dos Trabalhos:

Pedagoga: Paula Márcia - paulapadrematias@yahoo.com.br
-          Prof. Dione Martins – Qui - d.junior22@hotmail.com
-          Prof. José Lima – Mat - uailima@yahoo.com.br
-          Profa. Maria Alice – Bio - ms.alisol@hotmail.com
-          Prof. Pedro Luiz – Qui - pedoroy@yahoo.com.br
-          Profa. Verônica Baroni – Fis - veronicabaroni@bol.com.br
-          Profa. Vilma – Art -
-          Prof. Welington – Port -

VICE DIRETORA: - Profa. Cleide Martins - Ing

DIRETOR: Prof Clemir Pimentel - Geo

Belo Horizonte, 1 de agosto de 2011

ANEXO I

Inscrição - até 18/10/2010 adiada para 10/11/2011
Previsão de Apresentação: 29/10/2011 adiada para 12/11/2011
                                                      
Projetos de Apresentação Científica



Faça Inscrição, escrevendo em COMENTÁRIOS e usando o perfil ANÔNIMO, no blog feiradaciencia2011.blogspot.com


TEMA DE APRESENTAÇÃO: Título Relacionado com a Apresentação Científica

ASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS: O que pretendem demonstrar
 - escrever também se é Científico ou Tecnológico(aplicação)

COMPONENTES DO GRUPO: Até 5 estudantes por grupo, que poderá ser constituído de estudantes de turmas diferentes - 2011/Turma/Turno(MTN)
- Escreva apenas dois nomes de cada Membro e Número de Chamada

Observações para postar comentários:
- Não poderá haver repetição de projetos em relação a outro grupo e o primeiro grupo que postar terá prioridade, sujeito a reconsiderações
-  use o perfil ANÔNIMO
- o comentário será publicado de imediato - aguarde publicação
- se houver algo irregular nos dados aparecerá IRREGULAR no texto de comentários para que o grupo corrija, conforme orientação no próprio comentário, que permanecerá publicado até que o grupo apresente o comentário corrigido
- Alterações de Tema, Aspectos e Componentes – até 3 dias corridos, antes da apresentação

 ANEXO II


Regulamento para as Apresentações:
Inscrição:
- Virtual, via blog feiradaciencia2011.blogspot.com

- Preencher Ficha de Inscrição virtual até 18/10/2010 - grupos com até 5 estudantes por grupo que poderá ser constituído de estudantes de turmas diferentes
- Alterações em Tema, em Aspectos e em Componentes – ate 5 dias corridos, antes da apresentação
Apresentação:
- A apresentação será nos ambientes da escola, escolhidos previamente pela coordenação junto com grupos, conforme as necessidades do tema
Classificação dos Projetos para Apresentação:
- momento em que é feito uma triagem básica para avaliação de viabilidade
Critérios para Produção:
- Recursos Materiais serão do Grupo e/ou da Escola com Apreciação de Justificativas
Julgamento:
- Quatro Jurados Anônimos
- Julgamento Individual e Coletivo sintetizando os pontos finais alcançados
Critérios com “peso” para Julgamento:
1º - Conhecimento da Ciência pura Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado (Competência);
    a - Quando Houver - Conhecimento da Ciência aplicada - Fundamentos no Científico - Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
    b - Quando Houver - Fundamento Científico e/ou Tecnológico - Técnica ou tecnologia - Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
2º - Domínio Prático ou Técnico na Construção da Apresentação (Habilidade);
3º - Envolvimento no Projeto (Participação);
4º - Impacto ao visitante (Motivação);
5º - Atenção ao visitante (Socialização);
6º - Criatividade (Sensibilidade);
7º - Organização do processo e do Tempo de exposição;
8º - Relatório.
Obs.: pode haver penalizações por causa de outras irregularidades relacionadas ao projeto

Recursos para construção dos projetos:
- Recursos próprios do grupo, entre financeiros, materiais e intelectuais, com apoio da família e da escola e de colaboradores externos do entorno, empresas e pessoas com domínio técnico, respeitando o objetivo de aquisição de competências e de habilidades pelos estudantes.

Premiação:
- A premiação acontecerá em forma de crédito público e credito individual escolar em todos os conteúdos curriculares em que participa o grupo de estudantes.
- Eventualmente, os participantes poderão ser agraciados com elementos simbólicos, materiais ou não, entre certificados, troféus, destaques acadêmicos, quando da geração de recursos para tal, respeitando sempre a formação crítica em primeiro plano.

********************************************
Apoio: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciência na Educação Básica da EEPMatias - NEPCEB